Desde que tomei conhecimento da Metodologia PM², há dois anos, percebi o seu valor e utilidade para todos nós, envolvidos na gestão de projetos.
A metodologia de gestão de projetos PM² ajuda as equipas de projeto a resolver problemas que os utilizadores, partes interessadas ou organizações enfrentam e permite que façam “melhor” gestão de projetos, numa jornada contínua de melhoria.
Também permite que as organizações implementem os seus projetos de maneira cada vez mais eficaz e eficiente.
Estou encantado com a PM² pelas seguintes 10 razões
- É uma metodologia de gestão de projetos europeia. Como europeísta convicto, fico satisfeito e orgulhoso de ver a PM² estabelecida como uma metodologia comum de gestão de projetos para todos os projetos financiados pela UE, para todas as instituições europeias, para toda a Europa e mais além.
- É uma metodologia aberta(open source), gratuita, livre para usar e reproduzir segundo as necessidades de cada um. O Guia e os artefactos estão disponíveis para poderem ser descarregados, copiados, modificados e usados livremente. A sua reprodução e a reutilização estão autorizadas, desde que a fonte seja referida e reconhecida.
- É abrangentee concisa. Inclui todos os elementos necessários para abordar as necessidades metodológicas da gestão de projetos, tanto da Comissão Europeia, como de inúmeras instituições europeias e empresas do setor privado.
- É leve e fácil de entender. Foca-se no essencial, sem pretender ser uma enciclopédia de gestão de projetos. Explica a estrutura fundamental do trabalho de gestão de projetos e permite pô-lo em prática, de maneira simples e visual.
Have you become a signatory yet?
- É significativamente flexível. A metodologia está ao serviço do projeto e não o contrário. É possível ajustá-la a diferentes projetos e organizações, para garantir que responde a qualquer necessidade específica, agregando valor, sem trazer burocracia. E se precisarmos de mais ferramentas, técnicas ou recursos, podemos incorporá-los facilmente.
- O seu modelo de governo de projeto atribui de forma clara e única os diferentes papéis e responsabilidades aos membros da equipa, limitando os potenciais conflitos e ineficiências na tomada de decisões.
- Fornece uma linguagem comumpara todos aqueles que trabalhamos na gestão de projetos. Quando entendemos e compartilhamos os mesmos conceitos, podemos focar-nos em fazer avançar o trabalho.
- A PM² Alliance disponibiliza um mecanismo de certificação, a preços acessíveis. Agora, qualquer um pode agora certificar o seu conhecimento da metodologia, através dos meios de certificação online da PM² Alliance.
- Recolhe e incorpora elementos e boas práticasglobalmente reconhecidas, sem conflito ou contradição com os outros padrões internacionais de gestão de projetos, dos quais pode integrar elementos, sem entrar em conflito.
- É 100% bom senso, utilizável,desde o primeiro momento, por qualquer pessoa e por qualquer organização. A acessibilidade do Guia, os modelos de trabalho e a própria metodologia permitem que as equipas de projeto a apliquem, progressiva, mas rapidamente, desde o primeiro momento.
A Aliança PM² contribui significativamente para a visão da Open PM², disseminando e evoluindo constantemente a PM², levando-o a lugares “onde a PM² nunca esteve antes” e ajudando a alcançar o objetivo de implementar uma melhor gestão de projetos em toda a Europa.
Este artigo foi originalmente publicado, em inglês, na PM² Alliance: A love letter from a PM² Alliance member
Procura mais informações?
Se tiver questões sobre a PM², visite o site da PM² Alliance ou pergunte-nos, nos comentários.
Na sua página de publicações, a PM² Alliance disponibiliza o Guia PM² e todos os materiais relevantes.
See this article in other languages: